Teologia da libertação-Nosso Senhor Jesus Cristo: Redentor ou Revolucionário?

Bem, lembro, de início, que esta interpretação da Teologia da Libertação é frontalmente oposta ao magistério eclesiástico, desde o início da Igreja até nossos dias, nenhum pontífice defendeu essa visão. Muito pelo contrário, existem diversos documentos em que fica patente que Deus criou os homens desiguais entre si.

O que ensina a Igreja sobre a desigualdade? Ensina que os homens são iguais em sua essência, mas desiguais em seus acidentes. Dessas desigualdades, como inteligência, força, saúde etc, decorre uma natural hierarquia social, que deve ser proporcional e harmônica.

Analisando a vida de Nosso Senhor, vocês veram que o seu melhor amigo, Lázaro, era um homem rico, dono de terras e de casas diversas. Nunca foi repreendido por isso.

“Não é o servo maior do que o Senhor” também é uma frase em que a existência da hierarquia fica patente.

A própria humildade pregada por Nosso Senhor, em toda a sua vida, transparece uma posição de alma oposta ao comunismo. Só pode ter humildade aquele que se coloca pequeno diante dos outros e de Deus. Nunca é humilde aquele que quer derrubar os seus superiores ou quer explorar os seus inferiores.

O fato de existirem abusos na hierarquia, nunca justifica uma revolta contra a criação hierárquica de cada ser.

Santo Tomás de Aquino explica, magistralmente, porque Deus desejou criar os seres de forma desigual. Aconselho-os a ler o capítulo da “Suma Teológica” que trata desse assunto.

A Teologia da Libertação acusa Nosso Senhor de ser um defensor da igualdade. Agora, que tal procurar uma só passagem dos evangelhos onde Ele teria defendido uma sociedade igualitária, sem propriedade, sem autoridade?

Na própria Igreja ele estabeleceu uma hierarquia, onde escolheu um dos discípulos para ser um monarca absoluto!

Acho que o problema de fundo da Teologia da Libertação se me permite dizer, é uma visão muito particular do que seja “amar a Deus sobre todas as coisas”. Vejamos bem, Deus é superior a todos nós, nós somos suas criaturas. O igualitarismo, em última instância, acaba por nivelar o próprio homem à Deus, através da teoria gnóstica, muito em moda atualmente.

O que não pode ocorrer, se é essa o problema da Teologia da Libertação, é uma “exploração” de um homem sobre outro, quer seja pela sua autoridade, quer seja através de uma revolução igualitária.

Deve haver, na sociedade, um princípio de caridade verdadeiro, isto é, amor de Deus, que faça com que cada um, de acordo com sua vocação, procure cumprir com suas obrigações, quer com o próximo, quer com Deus.

Nesse sentido, nós teríamos o que Santo Agostinho chamou de “A Cidade de Deus” (Civitas Dei), onde todos amam a Deus mais do que a si próprios.

O comunismo(idéia que há na Teologia da Libertação), ao contrário, é um sistema onde cada homem busca amar a si mesmo, não aceitando a superioridade de outros, pois cada um quer ser o seu próprio senhor.

Fiquem com Deus

Anúncios

Publicado em 1 de novembro de 2010, em Catolicismo, Comunicados aos Cristãos, Comunismo, Teologia da Libertação e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. “PASSAR PROCURAÇÃO A SATANÁS EM CARTÓRIO É VOTAR EM RUSSOMANNO DO PRB DO SECTÁRIO-ABORTISTA EDIR MACEDO OU PT-HADDAD, ARQUIINIMIGOS DA IGREJA”!
    Isso mesmo; será demonstração explícita de descompromisso com Jesus e sua Igreja, grave pecado de apostasia, de votar em partidos do naipe do PRB do sectario-abortista Edir Macedo da Igreja Universal e o PT do Lula, católico(?), “defensor dos pobres”, – + de U$ 2,000,000,000 – Forbes” cujos comportamentos às suas pessoas e como religiosos são extensamente conhecidos por inúmeras denúncias.
    Idem favorecerá o comunista PT, feroz adversário de Jesus e sua Igreja e de toda ética-moral cristã; até cristão de igrejas protestantes deveria considerar em não votar no PRB e PT, pois são ideologias adversas aos mínimos princípios cristãos, simpatizam-se um com outro à base de “meu inimigo me ajuda contra meu inimigo”, prova-o o conhecido casuísmo Lula-Maluf e a suposta amizade de Edir Macedo com Lula e Dilma, em encontros aos sorrisos de jacaré. Ambos partidos têem em suas agendas oficiais a aprovação do aborto; a tática do Edir e do PT é de dividir os católicos mal informados ou deformados contra a Igreja caluniando-a, pois o mentir entre eles é oficial e, ao se pronunciarem, precisamos avaliar:
    1º A quantidade e dimensão das mentiras e seus contornos
    2º As armadilhas embutidas do discurso sempre atraente e cativante em defesa dos mais necessitados.
    3º Os danos que causarão a si e à sociedade
    Inspiram-se no satanista Marx: “nada há de absoluto, definitivo ou sagrado”. Tudo que nos repassam é fruto de laboratorio de engenharia social para domesticar as mentes e seus pronunciamentos são ardilosos e entre si comportam-se como cães ferozes que se abocanham nos conhecidos “expurgos”. É o esquema da “democracia” da China, Cuba etc., entre os chefões.
    A aprovação dos kits gays e distribuição são do diabólico-comunista PT-Haddad, porém o atribuiram à Igreja! Dividir para apresar, ou seja, para vencer seus adversário joga uns contra os outros batendo-se entre si, velha e manjada tática comunista de dominar, a luta de classes. Aliás, o fariseu e hipócrita Haddad se insurgiu contra o Dirceu e Maluf, porém outro dia estava esse na foto! O PRB e PT nos bastidores parecem serem algo aliados; têem muito de macabro em comum Macedo-Lula.
    V confiaria no Edir Macedo acusado por outros pastores de maçon por detrás do seu apadrinhado? Ele é um ateu enrolado nas capas da bíblia! É o estilo do Lula cara de pau, sorridente, não sabia de nada, não viu nada e assinou os documentos sem os ler. Lembra-se dos antigos vídeos do Edir ensinando de como arrecadar?
    A não ser um católico alienado à fé, por ex., da esquerdo-comunista Teologia da Libertação e já dominado pelo “Marxismo Cultural”; aí sim, terá perdido a fé, conspurcado seu batismo, preferindo servir os interesses pessoais ao Reino de Deus e incluindo-se no título acima, “aquele que dá voto de confiança ao diabo e espera suas bênçãos…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: