O que é Falácia Genética

Estava tentando responder todos os comentários antes de voltar para as outras mídias (Youtube e Formspring), mas vi que isso seria difícil e resolvi voltar com mais um vídeo.

Neste trecho retirado de um dos podcasts do Reasonable Faith, William Craig Lane explica o que é a falácia genética.

Volta e meia ela aparece em discussões. Inicia nas tentativas de explicar a religião como um fenômeno puramente natural. Do tipo: “Os homens queriam entender a natureza; então criaram o conceito de Deus; logo, Deus não existe” e passa até: “Você é cristão por causa da cultura/medo de algo”.

Claro que tal tipo de argumentação é falaciosa, como explicado no vídeo. Não quer dizer que o Cristianismo seja falso.

Se o adversário argumentar que a sua crença na religião é injustificada por ter uma base cultural, então é leitura mental (como ele sabe que é a base cultural?) e falácia da pressuposição (e possivelmente desconhecimento da apologética cristã – pode ser aplicado junto com a técnica “Não Há Evidências”); sem falar que também pode contar uma petição de princípio, pois exclui Deus como um agente com influência ordenadora para colocar as pessoas que livremente o iriam aceitá-lo em situações que elas são capazes disso, para concluir que, então, Ele não existe.

Se quiser mais detalhes das discussões acima, vá para meus artigos “Ateus são fortes, Teístas São Fracos [Crença em Deus por necessidade]” e “Se você tivesse nascido em outro país, teria outra crença/Religião é só algo cultural”. Boas leituras!

Fonte:Quebrando Encanto do Neo-Ateísmo ,Canal SnowBall Youtube

Anúncios

Publicado em 28 de março de 2011, em Comunicados aos Cristãos, Neo ateísmo. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: