Piadas de mal gosto edificam nossa alma?

20120419-224809.jpg

Olá a Paz de Cristo
Hoje vim comentar um tema meio polêmico e que mesmo os cristão quando se deparam com essas “piadinhas” não levam em conta quão mal elas nos faz interiormente.

Já digo de começo que não estou aqui para condenar ao inferno (mesmo porque não posso) as pessoas citadas, nem julgar ninguém que faça essas piadinhas e muito menos para dizer que isso é uma doutrina católica ou algo do tipo, então aos que lerem esse post tomem como um exame de consciência.

Vou começar falando de um assunto especifico e depois passarei para as coisas menores que abrangem o mesmo contexto.

Quem já não assistiu pelo Youtube ou mesmo ao vivo stand-up comedy? Creio que muitos já virão algo sobre e até me arrisco a dizer que repetem as piadas escutadas para seus amigos…(não me excluo desse grupo). Enfim vendo uns texto sobre isso e vendo os vídeos desses comediantes me deparei com umas piadinhas que são muito mais ofensivas e desrespeitosas do que uma coisa que era para rir.
20120419-224832.jpg

Rafinha Bastos um dos mais conhecidos entre muitos que fazem esses tipos de piadas contava piadas sobre estupro e afirmava que “homem que estupra mulher feia não merece cadeia, merece um abraço”.
E fico pasmo quando escuto dizer que Rafinha Bastos foi escolhido por não sei quem como o homem mais influente do Twitter.
Eu me pergunto será que esse ser já conversou ou ouviu o testemunho de uma pessoa que já foi estuprada? Será que o fato dela ser “feia” elimina o fato do estupro ser um crime? Ou será que estupro só é crime se a mulher for bonita?
(Ser bonita(o) ou feia(o) é tão subjetivo que se eu for pensar assim e achar a miss Brasil feia isso torna o estupro um ato de caridade para com ela?)
Essas pessoas como Rafinha Bastos entre outros, fazem piadas com negros, asiáticos, vítimas de terremoto, com gente com necessidades especiais, com gordos, enfim, com tudo.
Aliás, seus fãs não se acham preconceituosos. Eles chamam esses preconceitos, que esses comediantes disparam, de “verdades”Mas o que tem de verdade em dizer que uma mulher feia tem sorte por ser estuprada? Esses fãs acham que estupro é sexo e não violência, é isso? Acham que alguém pode ser sortuda por ser vítima de um crime terrível? Acham que só mulheres bonitas costumam ser estupradas? Ah, então a verdade é uma só: esses fãs não sabem absolutamente nada sobre estupro! Estupro é só uma abstração pra eles, uma realidade tão distante que eles podem rir à vontade! Se eles conhecessem alguma pessoa que foi estuprada, provavelmente seria difícil rir dessas “verdades”.
E deve ter gente que adora esse tipo de humor e faz dele uma bandeira: Eu acredito que dependendo da piada muitas pessoas riem, mas rir é diferente de fazer desse tipo de humor uma bandeira a ser defendida.
Ai as pessoas vão dizer mas é só uma “piadinha” pra que tudo isso…
É exatamente aonde eu quero chegar, essas “pequenas coisas” que acabam com o que a gente chama de senso moral.
Outros exemplos que eu estava pensando era mais leves, mas que aos poucos acabam com o senso de percepção do que é moral e imoral, o que é bom e o que é ruim: Quando você mostra algo para uma pessoa e ela não vê, logo se diz cara você é cego? Ou mesmo caso com você é surdo? Cara você é retardado?
As pessoas acabam usando esses termos as vezes por brincadeira ou as vezes em ofensas contra pessoas que não sofrem dessas deficiências, mas dando a entender que as pessoas que tem esses tipos de deficiências fossem inferiores a elas, não creio que isso influenciem na personalidade dessas pessoas então por favor parem de usar esses termos como se ser portadores dessas deficiências fossem seres inúteis ou abaixo de vocês.
Digo isso porque pensando em Deus fiz umas reflexões, todos fomos criados por Deus para ser bons, e somos perfeitos aos olhos do Pai, e Ele nos ama por igual, então não rebaixe seu irmão com piadinhas mesmo que por brincadeira porque se você não está atribuindo essas deficiências ao seu amigo porque é só seu amigo você está taxando as pessoas que tem essas deficiências como inferiores a ti.
Deus é Amor e Ele me ama e ama você por igual, basta você aceitar isso independente de classe social, etnia, estado de saúde, Ele te ama.
Então ame seu irmão e tenha um coração compassivo, ame seu irmão como Deus te ama.
Pensem nisso! É um caminho difícil para se livrar destas piadinhas e brincadeiras de mal gosto, então o primeiro passo é começar. Mesmo que demore um dia você colherá os frutos das suas boas obras.
Fiquem com Deus

Fernando Vilares

Pax Christ

Publicado em 19 de abril de 2012, em reflexões. Adicione o link aos favoritos. 5 Comentários.

  1. Seu texto eh muito bom fernando aborda um tema que vem provocado bastante polemica no brasil o assunto de ate que ponto o humor deve chegar, concordo com vc das piadas serem de mal gosto mas as ao meu modo de ver sao apenas piadas e nao devemos nos deixar abalar ou nos preocu

    • Obrigado Bruno, sei que é até difícil de se corrigir hoje em dia, parece que essas piadinhas viraram praga em nossas vidas!
      Mas o primeiro passo é começar e ter vontade de que tudo mude!
      Abração

  2. Desculpe fernando mas postei sem querer o comentario ainda nao estava pronto e apertei sem querer o botao de piblicar sorry rs…….

  3. Bom agora continuando o assunto.Acho que estamos dando muita credibilades para essas coisas e permitindo que elas influenciem nossas vidas c deixarmos de lado isso de lado acho que atores e pessoas como rafinha bastos nao teriam credibilidade nemhuma e passariam desperbidas em meio a multidao mas o simples ato de nos ofendermos da a ele mais forca e voz para que mais pessoas concordem com ele e tomem as mesmas atitudes que ele toma ao meu ver tbm acredito que somos todos iguais perante deus e essas brincadeiras besta que nos geralmente fazemos nao tem na verdade um fundo maldoso e na maioria das vezes nao sao no sentido de inferiorizar outras pessoas. Sao apenas brincadeiras e devemos as vezes nem leva-las em consideracao por serem muito infantis. Bom espero que nao leva a mal minha opiniao mas eh uma opinao Grande abraco e postarei mais comentarios no seus textos

    • Obrigado pela visita no blog, e sua opinião é sempre muito importante!
      Se quiser se cadastra no blog assim todos os post que eu fizer vai um e-mail avisando que tem novidade no blog!
      Fica com Deus

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: